quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Microsoft vai esmagar Apple e Google em tablets e smartphones, diz analista

Essa pessoa é Charles Sizemore, um analista que escreveu recentemente um artigo para o site da NASDAQ analisando o futuro do mercado de dispositivos móveis – e dizendo que a Microsoft vai superar e esmagar as rivais.
Sobre a Apple, ele afirmou que a empresa “não tem vantagens em longo prazo” para os consumidores. Ele também criticou o controle da Maçã em relação a software e hardware, dizendo que isso não contribui em nada para quem comprou os produtos.

Os tapas foram ainda mais violentos na Google – que, para ele, não deveria nem ser levada a sério. Sizemore diz que os serviços da empresa são muito inferiores aos da Apple e Microsoft, porque “elas são companhias de verdade com verdadeiros projetos de mercado”. 

O fato de ela fornecer aplicativos gratuitos também é um ponto negativo, já que isso tiraria a credibilidade deles.


Fonte: tecmundo

Windows Blue deverá ter custo mais baixo e atualizações anuais

De acordo com o site The Verge, diversas fontes que estão envolvidas com os planos da Microsoft dizem que a companhia está planejando o próximo sistema operacional, o Windows Blue, com uma regularidade maior de atualizações e também um valor mais baixo.
Com a expectativa de que seja lançada em meados de 2013, a novidade deve incluir mudanças de interface e alterações na plataforma toda. O site ainda afirma que a Microsoft quer permitir que todos instalem o novo Windows, desde que a cópia anterior no PC seja original, é claro. Assim, a empresa de Redmond provavelmente vai oferecer o SO a um custo mais baixo ou até mesmo gratuitamente.

Novo Windows SDK
Juntamente com o Windows Blue, uma nova versão do SDK também virá. Assim, a Microsoft deve parar de aceitar aplicativos desenvolvidos especificamente para Windows 8. Entretanto, os apps anteriores à liberação da nova versão do SDK funcionarão no futuro sistema operacional sem problemas de compatibilidade.

Mudança de postura
O Windows Blue vai fazer com que a Microsoft passe a oferecer atualizações anuais para o SO. Assim, um ciclo será mantido com a intenção de torná-lo mais competitivo com as plataformas rivais da Apple e da Google.

Fonte:  tecmundo

LG Nexus 4 na verdade tem suporte para rede 4G

O LG Nexus 4 chegou ao mercado há pouco tempo, mas já causou certo alvoroço depois de a Google ter anunciado que optou por não incluir suporte para múltiplas bandas 4G no dispositivo — decisão tomada por ainda ser um verdadeiro “campo minado” o uso do suporte 4G entre diversas operadoras internacionais.
No entanto, uma publicação no fórum da XDA Developers trouxe uma boa notícia — pelo menos para os proprietários de um LG Nexus 4 que são clientes das operadoras canadenses Telus e Rogers.

A informação divulgada afirma que é possível “forçar” o telefone para uma rede 4G a partir do menu de depuração, fazendo com que ele funcione com a LTE banda 4 (com frequência de 1700 MHz e 2100 MHz).

O site AnandTech ainda realizou vários testes no Nexus 4 para analisar suas capacidades quanto à rede 4G. Aparentemente, o dispositivo consegue suportar completamente a rede nas frequências 1700MHz e 2100MHz, mas, em outras frequências similares — como a do Japão e a do Brasil (que é de 2500 MHz) —, ele não vai funcionar.

Fonte: tecmundo

Google acha que a ONU não deve regulamentar a internet sozinha

Em breve, os países membros da Organização das Nações Unidas vão se reunir para discutir as leis globais das telecomunicações. Um dos pontos principais da reunião é a regulamentação da internet, que ainda obedece às regras vigentes desde 1988 — data da última grande discussão a respeito deste tema. Mas nem todo mundo está feliz com isso, como a Google deixou bem claro nos últimos dias.
Para a empresa de Mountain View, há muitos equívocos em criar uma comissão para a regulamentação levando apenas os interesses governamentais em consideração. O motivo para essa afirmação é o fato de que apenas representantes dos governos poderão se manifestar na ocasião, não havendo espaço para que empresas digam as suas opiniões.

Segundo o jornal australiano Sidney Morning Herald, a Google disse que o ITU (International Telecommunications Union) é o local errado para que as discussões acerca do futuro da internet sejam realizadas. A empresa ainda disse que esse tipo de ação não demonstra apoio a uma “internet aberta e livre”.

Do que a Google tem medo?
O que fica claro com esse tipo de discurso é que a Google não quer ver a internet sendo controlada por decisões governamentais, justamente pelo fato de que isso atenderia a interesses bastante particulares — SOPA e PIPA poderiam ser rediscutidas, mas agora em escala global.

A Google também deixa claro que esse tipo de ação pode “contribuir bastante para o aumento da censura na internet” e também “ameaçar a inovação tecnológica”. Ainda não há uma data oficial para a discussão dos novos termos, mas é bem possível que a Google não descanse antes de conseguir emitir a sua opinião aos membros da ONU.

Fonte: tecmundo

Qual o mistério por trás da ilha negra do Google Maps?

A era das grandes explorações acabou há muito tempo. Encarar os mistérios do mundo na tentativa de encontrar uma área ainda desconhecida ou recém-descoberta é um privilégio que somente nossos antepassados foram capazes de viver. Afinal, como podemos bancar o Indiana Jones quando o Google Maps já fez todo o trabalho por nós?
 
Pois é exatamente graças ao serviço de geolocalização que um novo enigma surgiu. Alguém com muito tempo livre identificou uma estranha mancha negra no meio do Pacífico Sul que, de acordo com os registros cartográficos, não corresponde a nenhuma região conhecida. E para deixar o mistério ainda maior, o mesmo fenômeno se repetiu em outros sites, como Yahoo!, Bing e até nos mapas do iOS. Seria a nova Atlântida?

O fato é que, diante disso, um grupo de pesquisadores da Universidade de Sidney ouviu o chamado da aventura e saiu em uma missão exploratória até o local para descobrir o que realmente era a Sandy Island — ou Sable Island, no caso do atlas da Times — e sua não explicada mancha negra no meio do oceano.

O resultado
Depois de 25 dias de exploração, a equipe liderada pela doutora Maria Seton retornou com o gosto de frustração em suas bocas e espíritos — com um leve tempero salgado do mar. Tudo isso porque, no ponto exato em que a misteriosa mancha estava posicionada (-19.225583, 159.938759,  não havia nada. 

É claro que isso não desanimou os pesquisadores, que começaram a traçar várias hipóteses sobre o fato de diversos serviços de localização apontarem o mesmo resultado para uma ilha fantasma. Como Maria ressalta, é muito difícil que fragmentos da Austrália que se desprenderam da crosta há milhares de anos sejam capaz de trazer algum tipo de equívoco desse nível — principalmente a uma profundidade de 1.400 metros.

Possíveis causas
Auxiliada pelas dezenas de hipóteses que fóruns e sites especializados em mistérios — e também em teorias da conspiração — levantaram, a equipe exploradora da Universidade de Sidney chegou a algumas possíveis respostas sobre o fenômeno. Uma delas é que os dados sobre a ilha fantasma foram retirados de mapas antigos, nos quais a existência da Sandy Island estava registrado como verdadeiro. De acordo com o site Above Top Secret, a região foi oficialmente apagada de registros cartográficos em 1979, quando foi comprovado que não existia nada ali.

Outra possibilidade é ainda mais engraçada, pois se trata de uma verdadeira “trollagem” através dos anos. A mesma página explica que era muito comum os cartógrafos criarem pegadinhas em seus mapas ao adicionar ilhas inexistentes como uma espécie de assinatura e garantia para saber se alguém copiou seu trabalho. Embora não seja algo completamente certo, a Sandy Island pode ser uma delas.

Fonte: tecmundo

Acessório com o nome de Will.i.am promete melhorar a câmera do iPhone 5

Conhecido por ser a principal força por trás do Black Eyed Peas, Wil.i.am vai lançar no dia 28 de novembro um acessório que promete melhorar a câmera das versões 4, 4S e 5 do iPhone. Segundo o artista, a novidade conta com “um sensor próprio e um flash melhor” capazes de transformar o smartphone em um “geniousphone”.
A novidade substitui os sensores utilizados pelos produtos da Apple por outro de 14 megapixels, o que deve melhorar a qualidade das fotografias capturadas. Informações divulgadas pelo The Telegraph indicam que esse deve ser só o primeiro de uma série de produtos como a marca “i.am+” que devem ser lançados para o gadget.

Até o momento, não foi revelada qualquer informação sobre o preço que será cobrado pelo novo acessório. Porém, tudo indica que, ao menos em um momento inicial, só será possível adquiri-lo através das lojas Selfridges de Londres, que não são exatamente conhecidas por cobrar pouco pelos seus produtos
.

Fonte:tecmundo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Samsung acusa iPad mini de quebra de patente

A Justiça da Califórnia aceitou um pedido da Samsung para incluir o novo iPad mini entre os produtos da Apple que infringem patentes registradas pela sul-coreana. Além do iPad mini, o pedido da Samsung também inclui o novo iPod Touch e o iPad. Antes, o juiz do caso, Paul Grewal, já havia aceito o pedido para incluir o  iPhone 5 na ação.
Segundo a Samsung, os produtos da Apple infringem alguns de seus padrões e recursos específicos. Por sua vez, a Apple também acusa uma série de aparelhos da sul-coreana – incluindo o Galaxy SIII - de quebra de patentes.

Protocolado em fevereiro deste ano, esse pode ser considerado o segundo round da batalha que envolve as empresas – em agosto, a Samsung foi condenada a pagar 1 bilhão de dólares em indenizações à Apple.

No texto, a Apple ainda ataca a Samsung ao dizer que, apesar da primeira decisão judicial que condena as práticas da concorrente, ela "continua inundando o mercado com produtos copiados".

Fonte: Info Abril

Microsoft pode lançar Xbox TV em 2013, diz site

A Microsoft pretende lançar em 2013 um dispositivo do tipo set-top box que seria uma alternativa de baixo custo ao console Xbox e seria desenvolvido para fornecer acesso a serviços de entretenimento. As informações são do site The Verge.
Segundo o site, que obteve informações de fontes próximas ao assunto, o dispositivo faz parte de uma estratégia da Microsoft de preparar a arquitetura da próxima versão do console Xbox, que também poderá rodar em diversos tipos de aparelhos.

O dispositivo rodará componentes importantes do Windows 8 e terá suporte para títulos de games mais casuais. As especificações deste hardware não foram reveladas, mas é possível que a Microsoft utilize um chipset que permita uma rápida inicialização e fácil acesso aos serviços de TV e entretenimento.

Desta forma, a Microsoft poderia utilizar esta tecnologia para desenvolver um smartphone capaz de rodar os serviços da Xbox Live ou mesmo fornecer suas funcionalidades para fabricantes de TV, que poderiam incluir os serviços como parte de um televisor Xbox licenciado.

O The Verge entrou em contato com a Microsoft para comentar os futuros planos em torno dos produtos Xbox, mas a empresa não confirmou e nem negou as informações.

“O Xbox 360 encontrou novas formas de ampliar a vida útil do console ao introduzir experiências sem controle com o Kinect e reinventar o console com novos painéis e conteúdos de entretenimento. Nós estamos sempre pensando o que pode vir em seguida para nossa plataforma e como continuar a definir seu ciclo de vida”, afirmou a empresa em comunicado.

Fonte:Info Abril

Facebook quer banir sistema de votos dos usuários

Os dias de democracia do Facebook parecem estar contados. A empresa quer abolir o sistema de votação que permite aos seus usuários aprovar ou reprovar mudanças implantadas na rede social. Hoje, mudanças no serviço (como novas regras de privacidade, por exemplo) costumam ser avaliadas pelos usuários por meio de votação.
De acordo com o modelo atual, as mudanças ficam abertas para discussão por sete dias. Caso a conversa receba mais de 7 000 comentários, o Facebook abre uma votação para consultar os clientes sobre a novidade.

Para que uma votação seja validada, é preciso que, pelo menos, 30% dos usuários (cerca de 300 milhões de pessoas) participem da consulta. Entretanto, segundo o vice-presidente de Comunicação e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage, o atual modelo não tem sido eficaz.

“O atual mecanismo resultava em um sistema que incentiva a quantidade de comentários e não a qualidade”, afirmou ele, em comunicado divulgado na quarta-feira (21). Ao mesmo tempo, o sistema de votos não atrai a atenção dos usuários.

Consulta realizada em junho passado sobre os direitos e deveres dos usuários do serviço atraiu 342 mil usuários - apenas 0,038% da população da rede social naquele momento. O Facebook, por sua vez, divulga de forma tímida as votações.

Caso seja aprovado, o novo regulamento deve transferir para a diretoria da companhia o poder de decisão sobre as mudanças e limar um canal de consulta aos seus usuários.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Windows 8 pirata pode ser validado com chave grátis oferecida pela própria Microsoft

O Windows 8 já saiu há algum tempo, mas até agora não houveram sinais de pessoas que conseguiram burlar o sistema de segurança do SO para pirateá-lo. O mais perto que os hackers chegaram foi usar um programa KMS (“Key Management Services” ou “Serviços de Gerenciamento de Chaves”) para conseguir ativar o SO por 180 dias – uma tática eficiente, mas que obriga a atualização do software a cada seis meses.


Entretanto, parece que, para a alegria dos piratas de plantão, a solução para esse problema acabou vindo da própria Microsoft. Isso porque uma postagem do reddit revelou que foi encontrado um meio para validar sua cópia com a ajuda do pacote do Windows Media Center oferecido pela empresa.

Pirateado em três passos
De acordo com a postagem, o método para piratear o sistema é consideravelmente simples. Tudo o que os hackers precisaram fazer foi instalar uma cópia do Windows 8 Pro e usar o método do KMS mencionado acima para validar o Windows temporariamente.

Depois disso, foi só acessar a página da promoção do Windows Media Center, se cadastrar e fazer um upgrade no sistema operacional, usando o código oferecido nessa promoção. E, assim, o sistema passa a ser ativado como uma versão oficial.

Para aqueles que estão se perguntando se este é apenas um rumor, é bom deixar claro que várias pessoas já confirmaram que o método funciona – incluindo sites como The Verge. Porém, para a alegria da Microsoft, essa falha não deve causar grandes prejuízos, uma vez que a promoção só está disponível até o dia 31 de janeiro de 2013; mesmo assim, devemos esperar uma “resposta” da empresa em um futuro próximo.

Fonte:tecmundo

Uma nova conexão 3G é ativada a cada segundo no Brasil

O número de conexões móveis para acesso à internet cresceu 74% no Brasil em um ano. Essa expansão elevou o total de acessos em banda larga para 85 milhões, 53% mais que em outubro de 2011. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela Telebrasil, associação de empresas de telecomunicações.
Nas contas da Telebrasil, o país tem 65,5 milhões de conexões móveis. Já são 52,5 milhões de celulares 3G e mais 13 milhões de terminais de dados, categoria que inclui modems 3G e chips de conexão máquina a máquina (M2M), usados em terminais de pagamento.

Mas o dado mais interessante é que a rede 3G cresce ao ritmo de uma nova conexão a cada 1,1 segundo. Segundo a Telebrasil, a internet móvel chega a 3.127 municípios brasileiros, onde moram 87% da população. Esse total inclui 477 municípios onde a rede 3G começou a operar neste ano.

A banda larga fixa, por sua vez, cresceu cerca de 9% em um ano, chegando a 20 milhões de conexões, 1,7 milhão a mais que em outubro do ano passado. A Telebrasil cita dados da empresa Akamai indicando que a velocidade média da banda larga fixa aumentou 50% no país nos últimos dois anos, atingindo 2,1 megabits por segundo.


Ministro afirma que Positivo lançará smartphone a R$ 220

No evento da Ericsson em São Paulo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, revelou uma informação importante para a disseminação de smartphones no Brasil: a Positivo deve lançar os primeiros aparelhos enquadrados na Lei do Bem a R$ 220.
A previsão do ministro é a de que os brasileiros já possam usufruir do benefício no próximo Natal. A regulamentação da Lei do Bem era para ter saído em outubro, mas agora deve ser finalizada antes do final de 2012.

Durante o evento, o ministro ainda deixou claro que esse novo decreto fará com que o governo deixe de receber R$ 500 milhões por ano. Além disso, ele também falou sobre a desoneração da construção de redes, que representará R$ 6 bilhões a menos nos cofres públicos enquanto a redução fiscal estiver valendo.


Fonte: tecmundo

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Google trabalha em alternativa aberta para concorrer com AirPlay da Apple

De acordo com o GigaOM, o Google está trabalhando em uma alternativa aberta para o AirPlay, da Apple, no qual permitirá que uma série de dispositivos e fornecedores de software possam utilizar a tecnologia aberta para a troca de dados entre telas e dispositivos conectados à TV.
Na semana passada, o Google liberou uma nova versão do YouTube para Android que exibe pela primeira vez a aplicação desta tecnologia ao fazer streaming de vídeos a partir de telefones e tablets Android para dispositivos equipados com a plataforma da Google TV.
No entanto, Timbó Drayson, gerente de produto do Google, disse durante um recente bate-papo que este é apenas o primeiro passo do buscador no segmento. “Nós realmente queremos para mover a indústria como um todo para a frente”, disse ele.

Drayson comentou ainda que o Google está “trabalhando ativamente com as outras empresas” para transformar a tecnologia em um padrão aberto, permitindo que outras plataformas e aplicações também possam usá-la sem grandes complicações para os usuários.

E a tecnologia vai além de simplemente irradiar conteúdo do celular para a TV, o Google tem desenvolvido um novo protocolo que permite o fluxo de dados em ambas as direções, tornando possível criar uma experiência de “segunda tela que corresponde ao que está acontecendo ao vivo na TV”, disse o executivo do Google.


Fonte: Google Discovery

Microsoft está inovando mais que a Apple, diz Wozniak

Em entrevista ao site TechCrunch, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, afirmou que ultimamente a Microsoft vem sendo mais criativa e inovadora que a Apple. Segundo Wozniak, a Apple teria “parado no tempo” e a Microsoft vem criando produtos diferentes e com algo a mais.
“Percebo que a Microsoft está realmente mudando as coisas. É só observar para constatar que eles não seguem a mesma tendência que o restante, como o iPhone e os Androids”, disse Wozniak.

Wozniak cita como exemplo de inovação a tecnologia desenvolvida pela Microsoft que permite ao usuário falar em inglês e ter sua própria voz traduzida para até 26 idiomas.

“Se eles estão realizando tantos avanços nesta área de reconhecimento de voz, imagino então que a Microsoft tem passado um bom tempo em seus laboratórios tentando inovar”, afirmou.

Segundo Wozniak, a Apple tem ficado para trás nesse aspecto uma vez que vem mantendo seu foco apenas em melhorar o iPhone, lembrando os problemas que a empresa enfrentou após a saída de Steve Jobs na década de 1980. “Isso me preocupa muito”, disse Wozniak, que revela ser apaixonado pela Apple.



Fonte: Info Abril

Facebook copia Google+ e lançará o seu próprio Instant Upload

O funcionamento do Facebook Photo Sync é muito similar – para não dizer idêntico – ao do Instant Upload do Google. Uma vez configurado, o aplicativo passa a enviar todas as imagens capturadas pelo usuário diretamente para um álbum privado localizado na rede social. Caso o usuário queira habilitar o serviço.
De acordo com as informações contidas na Central de Ajuda do Facebook, os usuários poderão escolher se as imagens serão enviadas automaticamente ou manualmente e se utilizará a rede de telefonia ou somente pelo Wi-Fi. “Quando você estiver usando uma rede celular, como 3G ou 4G, sincronizaremos as fotos em tamanho menor (em torno de 100 KB cada uma), portanto essa atividade não consome muito do seu plano de dados”, afirma o Facebook.

Ainda de acordo com o Facebook, o Photo Sync tentará enviar as imagens assim que elas forem tiradas, mas a empresa afirma que há fatores que podem interferir no envio, como o nível da bateria e as configurações de sincronização do usuário. Para o serviço, a companhia oferecerá até 2 GB de espaço para as imagens dos usuários.

O Facebook Photo Sync está sendo testado por um seleto grupo de usuários de ambas as plataformas móveis e ainda não se tem uma previsão de quando a funcionalidade será liberada para todos os usuários. Para verificar se você já tem acesso, basta acessar a sua timeline através do app, tocar em “Fotos” e procurar a opção “Sincronizar”. Via navegador, basta seguir o mesmo caminho do app e, em “Fotos”, procurar a opção “Sincronizado do telefone”.

Fonte: Tech Tudo

Vai trazer um smartphone do exterior? Ele pode ser bloqueado

Se você é daqueles que tem o costume de trazer de viagem a mais recente versão do iPhone ou qualquer outro smartphone que ainda não foi sequer anunciado no Brasil, atenção: a partir de meados de 2013 será impossível usar celulares não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em território nacional.  
Pelo menos é o que prevê um sistema em processo de implementação pelo Sinditelebrasil, entidade que reúne as maiores operadoras do país. Este sistema irá reconhecer o número de série do aparelho no momento em que ele tentar se conectar a rede para realização de uma chamada. 

Se detectar que o celular em questão é homologado pela Anatel, a chamada ocorrerá sem problemas. Mas, se a tecnologia perceber que o modelo não é certificado pela agência, a ligação será direcionara para uma central de atendimento da operadora que irá informar o consumidor sobre a irregularidade.

E quando se fala em celulares não homologados, são incluídos ao pacote não apenas os falsificados à venda no mercado paralelo, mas também os legítimos, trazidos do exterior, por exemplo. Modelos de fabricantes sem presença no país ou aparelhos que não serão lançados por aqui como, por exemplo, os smartphones da HTC.

Fonte: Exame Abril

Com 3G, Nextel será nova opção entre operadoras de celular

A Nextel tem formalmente até 30 de maio do próximo ano para colocar a sua rede em operação comercial (é o prazo estabelecido pela Anatel), mas há indícios de que essa ativação deva acontecer bem antes disso. 
O principal deles é que a rede 3G da operadora, que já há algum tempo está implantada, passou a ser identificada na semana passada. Ao se rastrear as redes 3G disponíveis, qualquer usuário de celular verá que além das redes das quatro operadoras tradicionais (Vivo, TIM, Claro e Oi) há ainda a rede "Nextel 3G Brazil" disponível nos principais centros urbanos.

Pressionada por resultados, a operadora deve rapidamente lançar o serviço, também para evitar o risco de fazer a sua ações de marketing em cima do lançamento comercial das redes 4G das demais operadoras, que precisam estar em operação, pelo menos nas cidades da Copa das Confederações, até meados do ano que vem.

Para a Nextel, a entrada no mercado de 3G apresenta, além das oportunidades óbvias de disputar um mercado maior, com mais opções de aparelhos e sem restrições de vendas, traz alguns desafios importantes. Primeiro, a operadora passa a operar como uma prestadoda de Serviço Móvel Pessoal (SMP), como as demais celulares. Até então, a Nextel operava exclusivamente como uma prestadora de Serviço Móvel Especializado (SME).


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CES 2013 terá mais de 20 mil produtos; veja as grandes apostas da feira

A CES, uma das principais feiras de tecnologia do mundo, vai ter sua edição de 2013 realizada no início do ano em Las Vegas. Na última semana foi realizada uma espécie de preview de alguns eletrônicos que devem ser exibidos no evento. Assim, foi possível ter uma boa noção de quais serão os principais atrativos da conferência.
 O Consumer Electronics Association (CEA), organizador do evento, realizou uma conferência de imprensa em Londres no último dia 16. Na conversa com os jornalistas, os responsáveis pela feira confirmaram que serão exibidos 20 mil produtos na edição 2013 do show, com mais de 3 mil empresas de 150 países se apresentando para um público estimado de 150 mil pessoas. De acordo com os organizadores, o grande foco da CES será a tecnologia móvel.

Os especialistas, segundo o site CNET, acreditam que ainda há muitas novidades a serem apresentadas no ramo dos smartphones e tablets – que salvou o mercado de eletrônicos norte-americano em 2012. Os pesquisadores acreditam que muitas empresas vão apresentar aparelhos com novas formas e tamanhos, especialmente com telas maiores do que as dos gadgets atuais. Outros apostam no uso dos dispositivos móveis como controles remotos e acessórios para outros produtos.

A tendência é de que também haja, é claro, muitas opções de hardware com Windows 8, televisores e computadores com reprodução de tecnologia 3D e muito mais. Entre os acessórios demonstrados no preview da CES 2013 estão produtos relacionados aos cuidados com crianças pelo iPad, um pequeno medidor de intensidade de atividades físicas, cases flexíveis para telefones celulares e tablets e muito mais.

Fonte:Tech Tudo

Sony promete lançar um rival à altura do iPhone e do Galaxy S3

A Sony pode ser a próxima fabricante a lutar pelo topo do mercado de smartphones no mundo. De acordo com informações da própria diretoria da companhia japonesa, em 2013 um novo aparelho será lançado para competir com o iPhone 5, o Galaxy S3 e outros high-ends atuais.
 Em entrevista ao jornal alemão Financial Times, o chefe de vendas da Sony Mobile, Dennis van Schie, declarou que os planos da empresa para o próximo ano são ousados. Segundo ele, o próximo integrante da linha de telefones inteligentes da companhia vai dar o que falar. “(A Sony) Vai criar, em um futuro próximo, um modelo que pode competir com o iPhone da Apple e o Galaxy S3 da Samsung”, avisou.

A expectativa, agora, é de que algumas pistas deste novo modelo sejam reveladas durante os próximos eventos tecnológicos de 2013, como a CES e a MWC. O site Phone Arena acredita que o diretor se referiu ao Sony Yuga, aparelho com tela Full HD de cinco polegadas, processador quad-core e câmera de 12 megapixels que vem sendo alvo de especulações recentemente.

As novidades, porém, não devem parar por aí. Van Schie explicou ainda que a linha Xperia Tablet ganhará pelo menos um novo integrante e também não descartou de nenhuma forma a possibilidade de desenvolver aparelhos com Windows Phone 8. Afinal, segundo ele, o relacionamento com a Microsoft é “muito bom”. “Se fizer sucesso, certamente não passará despercebido”, completou.

Fonte:Tech Tudo

Apple vai proibir jogos da App Store que contenham a palavra "memory" no título

A Apple está supostamente alertando os desenvolvedores de jogos para iOS que criaram games contendo no título a palavra “memory” para alterar o nome do aplicativo se não quiserem ter seus aplicativos removidos da Apple Store.

Os avisos estão sendo enviados a pedido da Ravensburger, uma fabricante de jogos alemã que vende uma popular série de jogos de tabuleiro com a marca “Memory” que reinvindica a posse da marca para a palavra em títulos de jogos de 42 países.
 
Darren Murtha, desenvolvedor do jogo “Preschool Memory Match”, muito popular nos Estados Unidos, disse ao site de notícias Gamasutra que estava muito ocupado para encontrar um novo nome para o título e optou por retirá-lo de todos os 42 países da lista.

Em busca de semelhantes
Uma rápida busca na App Store americana permite encontrar diversas correspondências à palavra “memory”, incluindo diversos games de memória semelhantes ao jogo da empresa alemã.

Embora a Ravensburguer não detenha a marca registrada nos Estados Unidos, os aplicativos podem estar disponíveis em lojas internacionais da App Store. O site CNET entrou em contato com a Apple para comentar o assunto, mas a empresa não respondeu.

Ravensburger afirma que sua marca se aplica nos seguintes países: Armênia, Áustria, Bósnia Herzegovina, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Croácia, República Checa, Dinamarca, Egito, Equador, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Índia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Montenegro, Holanda, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

Fonte: tecmundo

domingo, 18 de novembro de 2012

Facebook quer saber se você viu o anúncio - e comprou

Segundo a publicação, a rede social fechou uma parceria com uma empresa de pesquisa chamada Datalogix para dar aos anunciantes virtuais a resposta para sua dúvida mais frequente: quem viu a propaganda foi até a loja comprar o produto? 

A nova ferramenta pode ser entendida em quatro etapas. Primeiro, a empresa faz um anúncio no Facebook - uma imagem de seu produto acompanhado de uma frase atraente, por exemplo. Alguns usuários da rede veem os anúncios e outros, não. Alguns clicam. Uma parte dos que clicaram vai à loja e compra o produto ou serviço após a propaganda. No momento da venda, o varejista pede o e-mail do cliente, o número de telefone ou o endereço residencial.
 Aí estaria a chave para descobrir se funcionou ou não colocar anúncios no Facebook. A rede social tem hoje 1 bilhão de usuários no mundo. Boa parte deles informa o e-mail e fornece dados pessoais, como o celular ou o endereço de sua casa. O acesso a essas informações, portanto, daria à empresa a possibilidade de ver se o usuário exposto ao anúncio concluiu a compra.
O Business Insider diz que o Facebook e a Datalogix analisariam essas informações de uma maneira que preservaria o anonimato dos usuários. Dessa forma, a rede social entregaria aos anunciantes um relatório com a porcentagem de usuários que viram a propaganda e se tornaram clientes de fato ou não.

"Em vez de olhar para cliques não confiáveis, pesquisas e tendências do mercado, os comerciantes podem olhar para esse relatório e fazer um simples cálculo do retorno sobre o investimento", diz o site.

Receio
Desde que fez sua oferta pública inicial de ações, em maio, o Facebook tem o desafio de mostrar aos investidores sua capacidade de obter receita com publicidade. A dúvida em questão, e o que provoca a desconfiança de muitos acionistas, é se os usuários da rede, que lá estão para primeiramente socializar, suportariam a convivência com anúncios no site.

Os resultados financeiros divulgados em outubro começaram a diminuir esse receio. O Facebook alcançou faturamento de US$ 1,26 bilhão no terceiro trimestre deste ano. Desse total, 86% vieram da venda de anúncios. Apenas no segmento móvel, a receita foi de US$ 150 milhões. No segundo trimestre, segundo estimativas de analistas, ela havia sido de US$ 10 milhões.


Novo método para assegurar que um perfil não é impróprio

Novos procedimentos foram implementados pela Equipe do Orkut para a confirmação de identidade nos casos dos perfis com conteúdo impróprio. Antes era necessária a confirmação da identidade com a utilização de código enviado por SMS para o celular do usuário. Agora esse processo foi simplificado e não há mais a confirmação por SMS. 

Confira abaixo:

Primeiro passo:
  • Clique em: Confirme sua identidade



Segundo passo: 
  • Marque a caixa: Confirmo que meu perfil não incluiu nenhum conteúdo pornográfico/de nudez/para adultos

Terceiro passo:

  • Digite o código mostrado na caixa , conforme imagem abaixo, e clique em Ok



Pronto. Você retirou o conteúdo impróprio do seu perfil. 

É importante lembrar:


Tudo isso não exclui a necessidade do usuário de fazer a adequação do perfil. Verifique novamente o seu perfil e retire qualquer conteúdo que possa ser considerado impróprio.

Feito isto, está pronto! 

sábado, 17 de novembro de 2012

Samsung declara: Não vamos desistir de processo contra a Apple

Em 2010, a Apple abriu um processo contra a HTC por esta ter, supostamente, infringido uma patente sua. Essa foi a primeira batalha da Apple contra um fabricante que usa Android. Desde então, a guerra judicial entre a Maçã e outras empresas só aumentou.
Recentemente, Apple e HTC entraram em um acordo e encerraram a disputa. Se esse resultado relativamente amigável deixou alguém com esperança de ver a Maçã e a Samsung entrarem em um acordo do mesmo tipo para encerrarem as lutas nos tribunais, um executivo da coreana acabou de enterrar a hipótese definitivamente.

J. K. Shin, o líder da divisão móvel da Samsung Electronics, deixou claro aos jornalistas que o questionaram sobre um possível acordo com a rival. Shin foi incisivo na resposta: “Nós não temos essa intenção”.

Guerra nos tribunais
As duas empresas se enfrentam nos tribunais de 10 países diferentes, incluindo Estados Unidos e Alemanha. A guerra envolve acusações de roubo de patentes e tecnologias de ambos os lados.

A luta está avançando lentamente, com vitórias e derrotas para as duas. Como elas já investiram muito nas batalhas — e ainda têm muito para investir — é improvável que aconteça um acordo amigável entre elas.

Fonte:tecmundo

Como pesquisar por tamanho do email no Gmail


Pesquisa por tamanho no Gmail

Quem usa o Gmail certamente conhece as inúmeras potencialidades avançadas de pesquisa, não só usando a pesquisa avançada (clicando na seta para expandir a caixa de pesquisa - e que dá acesso a inúmeros campos, pesquisa por datas, emails com anexos, etc.) como também utilizando os "códigos" de pesquisa, como o "has:attachment" ou os "l:compras" (para pesquisar por emails com a label compras, por exemplo. 

No entanto, um recurso muito desejado era uma forma de pesquisar pelo tamanho dos anexos nos emails para quando a conta do Gmail começasse a ficar próxima do limite máximo de armazenamento, pudéssemos procurar e excluir os maiores emails que ocupam muito espaço... agora, isso passa a ser possível!

Para procurar por emails com anexos que ocupam muito espaço, basta pesquisar pelo código "size:" seguido do tamanho do arquivo.

Ou seja, se quiser procurar emails com tamanho superior a 5MB, pesquise por:
  • size:5000000 - (ou 5242880, se quiserem ser mais exatos :)
  • size:5m - também funciona
E há outras opções de pesquisa. 

Por exemplo, para encontrar emails maiores do que 5MB, você pode pesquisar por size:5m ou larger:5m ou ainda, para procurar por emails enviados há mais de um ano, utilize older_than:1y

Além disso, você pode combinar os argumentos de pesquisa. Para como encontrar emails maiores de que 5MB enviados há mais de um ano:

Pesquisa por tamanho no Gmail

Veja mais opções de pequisa avançada aqui.


Conceito de mouse vem em forma de clipe e pode ser preso ao notebook

Muita gente que trabalha ou estuda utilizando o notebook não curte muito o chamado trackpad. A saída para isso é carregar um mouse externo, algo que pode acabar com a praticidade de se levar o aparelho para todos os lugares.
 
A saída encontrada pelo designer Frank Guo para resolver os dois problemas é bastante criativa. Ele criou o Clip mouse, gadget que poderia ser carregado para qualquer lugar de forma extremamente prática e fácil.

O conceito trata de um mouse que vem na forma de uma letra “C”. Com isso, ele seria capaz de ser adaptado às bordas de um notebook, da maneira como um clipe é colocado em um pedaço de papel. A construção do acessório seria feita com material flexível, permitindo o seu encaixe nos mais diversos aparelhos.

A parte interior do periférico também teria atenção especial, sendo composta de texturas com “ruídos”, o que daria mais segurança no momento em que o Clip Mouse fosse encaixado em seu notebook. Na parte de cima, um sensor faria o papel do botão do gadget. O conceito foi um dos concorrentes ao prêmio Lite-on Award 2012.   

Fonte: tecmundo

TIM tem promoção suspensa pela Anatel

Segundo informou a assessoria de imprensa do órgão, o pedido se deve ao fato de que o grande volume de adesões pode vir a comprometer os serviços da companhia, fazendo com que todos os seus clientes acabem sendo prejudicados. A promoção permite que os clientes façam ligações ilimitadas entre números da própria TIM pagando apenas 50 centavos por dia.

Segundo o G1, Além de pedir a suspensão pela própria companhia, a Anatel publicou um despacho cautelar, suspendendo o novo plano disponibilizado pela empresa. Nele constam detalhes e explicações técnicas para o pedido de cancelamento.


De acordo com o presidente do órgão, José Rezende, pode haver um excesso de tráfego, algo que sobrecarregaria a rede da TIM e faria com que a qualidade do serviço fosse bastante prejudicada – afetando toda a base de clientes.

Avisando todos os consumidores
O Jornal do Brasil apurou que, segundo o despacho, a companhia deve manter a cobrança dos preços promocionais até as 23 horas e 59 minutos de domingo – isso para que quem aderiu ao plano não saia totalmente prejudicado. Além disso, em um prazo de 24 horas, a TIM deverá enviar aos clientes envolvidos uma SMS (mensagem de texto) comunicando a suspensão da promoção Infinity Day.

Caso descumpra a proibição, a empresa deverá botar a mão no bolso, pois a Anatel instituiu uma multa de 200 mil reais por dia para cada estado em que a ordem não for cumprida. Além disso, há outra multa, também diária, de 10 mil reais, caso as mensagens para os clientes não sejam enviadas.

TIM se defende
Enquanto a Anatel já veio a público e explicou a suspensão, a TIM ainda não se manifestou oficialmente sobre a proibição ou as multas instituídas pelo órgão. A companhia, contudo, disse que repassou à agência todos os detalhes mercadológicos e técnicos sobre a promoção.

Vale lembrar que recentemente TIM, Claro e Oi tiveram a venda de novas linhas suspensas, após a Anatel avaliar que o serviço prestado pelas operadoras estava longe de ser o melhor. A TIM, inclusive, foi investigada por derrubar propositalmente a linha dos seus clientes.

Fonte:tecmundo

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Steve Ballmer critica rivais Android e iOS

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, disse que o sistema operacional para dispositivos móveis Android, desenvolvido pelo Google é “selvagem”, “descontrolado” e bastante suscetível a malware.

Em entrevista para Reid Hoffman, fundador da rede social LinkedIn, o presidente da empresa disse que a plataforma Windows Phone, desenvolvida pela Microsoft, conta com condições favoráveis para a expansão da base.

Além das críticas ao Android, Ballmer também atacou a rival Apple. Segundo ele, o ecossistema da Apple é caro demais e extremamente controlado pela desenvolvedora.
O CEO acredita que a Microsoft pretende primeiramente assumir o terceiro lugar, atualmente ocupado pela RIM e sua linha de BlackBerrys.

Quando questionado sobre a concorrência do Surface, tablet lançado pela Microsoft com o sistema Windows 8, contra outras fabricantes, Ballmer acredita que não há problema em dividir a fatia de mercado com os parceiros.

Outro ponto abordado foi no sucesso do Windows 8, recém-lançado pela empresa. O CEO declarou que o sistema operacional vem se mostrando um sucesso. Além disso, a Microsoft está trabalhando em conjunto com desenvolvedores para criar aplicativos eficientes.

Fonte: Info Abril

Vuzix anuncia concorrente do Google Glass

A Vuzix anunciou um gadget que promete concorrer com o Google Glass: o M100, que já levou diversos prêmios de inovação e novas tecnologias e deve ser lançado na metade do ano que vem.
O acessório, que pode ser considerado uma espécie de monóculo hi-tech, roda Android Ice Cream Sandwich e sua tela tem resolução WQVGA 16:9. Será possível tirar fotos e fazer vídeos em HD, além de mandar SMS, fazer ligações e navegar na internet. Quanto ao hardware, o M100 conta com processador OMAP 4430 de 1 GHz, 1 GB de RAM e 4 GB de armazenamento interno.

Apesar de rodar Android, ele pode ser pareado com um smartphone para desempenhar as funções de realidade aumentada. Também vem com Bluetooth, Wi-Fi, GPS, giroscópio e uma bússola digital. A bateria deve aguentar apenas duas horas com o visor ativado e uma se a câmera também estiver ligada.

A Vuzix irá apresentar a criação ao mundo na CES de 2013.

Fonte: Info Abril

Google TV permite escolher programas com a voz

Apertar o controle remoto para escolher a que assistir está virando coisa do passado. Agora, basta falar o nome do programa ou do canal para que ele surja na sua televisão. Mais simples, impossível. O Google anunciou nesta quarta-feira uma atualização da Google TV com algumas modificações, inclusive a busca por voz. 
 Basta falar com a TV para assistir a séries, filmes, vídeos no YouTube, abrir aplicativos ou até mesmo websites. Esqueceu do nome do programa? Não tem problema: faça uma breve descrição que o equipamento inteligente mostrará as opções relacionadas. 

Outro recurso é um guia, chamado PrimeTime, que permite moldar sua própria programação. Ele organiza suas preferências e exibe programas de seu interesse com mais eficiência. Essa nova função antes era conhecida como “Movies & TV”. As duas atualizações devem iniciar nos aparelhos LG, para posteriormente chegarem nos restantes.

A Google TV foi lançada em 2010, desenvolvida em conjunto com a Intel, Sony e Logitech. Ela chegou ao Brasil em outubro, prometendo conectar televisores à internet. O sistema é baseado no Android e pretende atingir, posteriormente, qualquer aparelho. 


Google Mars permite explorar planeta com boa resolução

O serviço Google Mars, que mostra alguns detalhes do planeta vermelho, foi atualizado. O recurso, que funciona como extensão do Google Earth, está disponível desde 2009. Ele permite que os usuários visualizem Marte, com Zoom superior a versão de navegador. 
Para ativar o recurso, basta clicar no botão laranja em forma de Saturno no topo da tela do Google Earth.

Como lembra o site Wired, grande parte das áreas do Google Earth é cobertas com resolução de aproximadamente 50 metros por pixel, enquanto locais selecionados podem ser vistos em até 12 centímetros por pixel.

Antes da atualização, as imagens marcianas eram bem inferiores. Segundo o Google, graças a câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, agora é possível encontrar áreas com 20 metros por pixel.

A atualização também conta com um “passeio guiado” pelos locais que o robô Curiosity poderia ter pousado. Na imagem abaixo, a elipse de Mawrth Vallis, um dos mais antigos vales do planeta.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Explore 100 mil Estrelas conhecidas



A Google divulgou um novo aplicativo para o Chrome chamado 100.000 Star app (aplicativo das 100 mil estrelas) que permite navegar por entre todas as estrelas conhecidas do Universo. O aplicativo usa tecnologia de programação e áudio  baseados em WebGL que permite fornecer gráficos 3D com aceleração de hardware, o que faz com que a experiência seja semelhante a navegar de verdade por entre as estrelas em uma espaçonave de filmes de ficção científica.

Cada estrela é rotulada com o seu nome e clicando no nome da estrela, novas informações sobre ela são mostradas. Fechando a janela de informações sobre a estrela, você poderá observar a representação digital de como os cientistas acreditam que seja a aparência daquela estrela.

Utilizando o Google Chrome, acesse a página 100.000 Star App e curta a apresentação clicando em "Take a Tour" no canto superior esquerdo da tela ou clique AQUI para ir direto para a apresentação do site.

Veja abaixo um exemplo da experiência fascinante:

          

Falha de segurança no Skype já foi corrigida, garante a Microsoft

A grave falha na área de recuperação de senha descoberta no Skype nesta quarta-feira (14) pela Microsoft já foi corrigida. Foi o que garantiu a empresa em um comunicado no blog Skype HeartBeat. Segundo eles, após suspender o recurso de redefinição de código de segurança temporariamente, por medida de precaução, foram realizadas atualizações na função, que agora opera corretamente.
Divulgado em um fórum russo há duas semanas, o problema de segurança permitia que qualquer pessoa consiguisse trocar a senha do programa tendo apenas o endereço de e-mail utilizado para o login. Em vez do Skype enviar um token de acesso para o e-mail cadastrado, ele era disponibilizado dentro do próprio comunicador. A partir disso, com acesso aos dados da vítima, qualquer um poderia alterar o código de segurança e roubar uma conta.

Ainda segundo a nota emitida pela Microsoft, o problema afetou alguns usuários que têm várias contas associadas a um mesmo endereço de correio eletrônico. A companhia americana pediu desculpas pelo inconveniente e garantiu estar compremetida com uma experiência de comunicação segura.

Apesar da detecção  e correção do problema, recomenda-se ainda troca do seu endereço de login ou a redefinição de sua senha, como uma medida extra de segurança.

Fonte: Tech Tudo


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Nokia lança serviço de mapas para iPhone e web e desafia Google

A Nokia anunciou o serviço de mapas Here ("aqui", em tradução literal), que pode ser a salvação para os usuários de iPhones e iPads. Competindo diretamente com o Google Mapas, a novidade também é baseada na nuvem e inclui um site web e um aplicativo para o iOS, sistema operacional dos produtos mobile da Apple. 
Desde a versão 6, quando a Maçã trocou a solução do gigante de buscas por mapas próprios, usuários têm reclamado de bugs, e a companhia chegou a pedir desculpas aos clientes pelos problemas. As informações são da Wired.

Como os donos de iPhones e iPads também não conseguem um app baseado no Mapas - o oficial do Google ainda não está pronto, a Nokia pode ganhar uma boa fatia de mercado com o Here. No aplicativo gratuito, lançado na terça-feira, é possível navegar com instruções de voz, obter dados sobre transporte público e até acessar algumas informações offline - a expectativa é de lançamento nas próximas semanas.

Fonte:Terra

Julgamento pode revelar segredos da Microsoft e do Google

A Microsoft e a divisão Motorola Mobility do Google vão se defrontar a partir da terça-feira em um julgamento com implicações estratégicas para as guerras de patentes dos celulares inteligentes e que pode revelar informações financeiras que ambas as empresas prefeririam manter secretas.
O processo, que será julgado por um tribunal federal em Seattle, determinará que valor de royalty a Microsoft deve pagar ao Google pela licença de algumas patentes da Motorola. O Google adquiriu a Motorola por 12,5 bilhões de dólares em parte devido ao acervo de patentes de comunicações detido pela empresa.

Caso o juiz federal James Robart decida que o Google merece royalty baixo, as patentes que a companhia adquiriu ao assumir o controle da Motorola teriam valor de negociação inferior nos contratos de licenciamento com rivais.

Apple e Microsoft vêm travando uma batalha judicial em tribunais de todo o mundo contra o Google e seus parceiros como a Samsung Electronics <005930.KS, que utilizam o sistema operacional Android em seus aparelhos móveis.

A Apple alega que o Android é basicamente uma cópia de seu sistema operacional iOS, e a Microsoft detém patentes que alega aplicáveis a diversos dos recursos encontrados no Android.

A Motorola deseja pagamento de até 4 bilhões de dólares ao ano por suas patentes de vídeo e comunicação sem fio, e a Microsoft alega que a rival merece apenas pouco mais de 1 milhão de dólares ao ano.

Um juiz federal norte-americano na semana passada encerrou processo semelhante aberto pela Apple contra o Google, em Wisconsin, apenas uma semana antes da data prevista para o julgamento.

No período preparatório para o julgamento de Seattle, Microsoft e Google solicitaram a Robart que mantivesse em segredo diversos detalhes financeiros das duas companhias, entre as quais valores de acordos de licenciamento e projeções de receita de venda. O Google solicitou que Robart retire do tribunal o público quando as testemunhas discutirem esses temas. Mas Robart rejeitou o pedido, segunda-feira.

Ele decidiu que o público não terá acesso a documentos que detalhem acordos de patentes ou números sobre as vendas, durante o julgamento, mas os depoimentos serão prestados diante da audiência.

Criador do Windows 8 era cotado para ser CEO da Microsoft

Seattle  - O executivo mais esperado para ser o próximo presidente-executivo da Microsoft deixou a maior produtora mundial de software apenas duas semanas depois de ter lançado o sistema operacional Windows 8, à medida que o CEO Steve Ballmer se move para reforçar seu poder na companhia.
A saída do veterano Steven Sinofsky, que tinha 23 anos de casa e liderava a unidade Windows da Microsoft, é a última e mais proeminente saída de um executivo da companhia, que luta para ter presença importante em computação móvel frente a rivais como Apple e Google.

O movimento foi inesperado e nem a Microsoft ou Sinofsky deram qualquer explicação, embora um executivo na companhia, que pediu para não ser identificado, tenha dito que a decisão foi "mútua" e que não esperava que Sinofsky assuma um trabalho em outra empresa logo.

"É uma notícia chocante. É muito surpreendente", disse o analista Brendan Barnicle, da Pacific Crest Securities. "Como muitas pessoas, eu pensava que Sinofsky estava no caminho de ser um potencial sucessor de Ballmer."

Sinofsky, 47, começou a trabalhar na Microsoft em 1989 e foi assistente técnico de Bill Gates.

Ele será sucedido por Julie Larson-Green, que vai liderar a divisão de hardware e software Windows, e por Tami Reller, que continuará como vice-presidente financeiro da unidade Windows. Os dois reportarão diretamente para Ballmer.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

RIM anunciará novos smartphones em janeiro

A canadense Research In Motion (RIM) anunciou hoje que irá lançar dois smartphones em um evento mundial que acontecerá no dia 30 de janeiro de 2013. Os aparelhos, segundo comunicado oficial da empresa, irão chegar ao mercado equipados com uma nova versão do sistema operacional desenvolvido pela RIM, o BlackBerry 10, que também será anunciado na data.
 A empresa não divulgou grandes detalhes sobre os aparelhos, mas especulações dão conta de que um dos modelos terá tela sensível ao toque, será equipado com processador de dois núcleos e contará com câmera de 8 MP. 
Mas ainda de acordo com a nota, várias novidades irão chegar com o novo sistema operacional. Uma delas é o BlackBerry Keyboard, que irá se adaptar a maneira como o usuário digita mensagens, tornando o processo de escrita de e-mails, por exemplo, mais rápido e eficiente.

Outra a novidade é o BlackBerry Balance, que permitirá que o usuário troque seu perfil pessoal pelo profissional, ampliando as possibilidades de uso dos aparelhos. Os smartphones da marca sempre foram populares entre o público corporativo e, por este motivo, uma maneira de separar contatos, mensagens e outras funcionalidades em perfis diferentes poderá ser vista como um diferencial dos smartphones.

RIM
Apesar de não contar com lançamentos recentes no disputado mercado de smartphones, a RIM conseguiu continuar entre as dez maiores fabricantes do planeta, segundo análise do IDC. De acordo com o relatório, divulgado pela consultoria no final de outubro, os canadenses são, atualmente, os terceiros colocados na lista, atrás apenas da Apple e da Samsung.

Na ocasião da sua publicação, os analistas reconheceram que o sucesso da RIM deve-se, e muito, à queda da Nokia no ranking e também a sua fiel base de usuários ativos, estimada em 80 milhões de pessoas em todo o mundo.

Alertava, porém, para o fato de que, se a empresa não entregar novidades em breve, terá que arcar com a pressão das fabricantes mais atentas ao mercado e poderá cair no ranking. Com as novidades previstas para serem anunciadas em janeiro de 2013, é possível inferir que a empresa está de olho em 2013 para se reerguer e recuperar a sua imagem frente aos consumidores.